Additional Resource

O aplicativo Biblioteca para Crianças permite que as crianças tenham o aprendizado do evangelho na palma da mão

Gospel-for-Kids-app
Gospel-for-Kids-app
O aplicativo Biblioteca para Crianças faz com que as crianças tenham o aprendizado do evangelho na palma da mão. O design colorido e simples do aplicativo permite que as crianças o utilizem sozinhas.
Download Photo

Agora, mais do que nunca, as crianças santos dos últimos dias têm acesso a uma infinidade de recursos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias criados especificamente para elas. Entre esses recursos, encontramos o aplicativo Biblioteca para Crianças.

O aplicativo Biblioteca para Crianças, que agrupou três aplicativos anteriores com foco no evangelho para crianças, tem quatro seções principais: Histórias das escrituras, Livros para colorir, Cantando juntos e Mais atividades.

Gospel-for-Kids-app
Gospel-for-Kids-app
O aplicativo Biblioteca para Crianças possui quatro seções principais: Histórias das escrituras, Livros para colorir, Cantando juntos e Mais atividades. A seção Livros para colorir possui 21 livros de colorir diferentes com páginas relacionadas a vários tópicos do evangelho e da Igreja, como as escrituras, os missionários e o serviço.© 2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

A seção Histórias das escrituras apresenta histórias do Livro de Mórmon, do Velho Testamento, do Novo Testamento e de Doutrina e Convênios. Cada história foi elaborada como um livro infantil e narrada em uma linguagem de fácil compreensão para as crianças.

A seção Livros para colorir possui 21 livros de colorir diferentes com páginas relacionadas a vários tópicos do evangelho e da Igreja, como as escrituras, os missionários e o serviço.

A seção Cantando juntos possui hinos, músicas do hinário Músicas para Crianças e outras músicas do evangelho feitas para crianças. É possível personalizar cada vídeo musical, proporcionando aos usuários do aplicativo a oportunidade de substituir as fotos de cada vídeo por fotos de sua escolha. A letra das canções é realçada e acompanhada de uma bolinha saltitante, facilitando o acompanhamento das crianças.

Outro recurso útil são as listas de reprodução pré-carregadas a cada mês com músicas que são relacionadas às lições do Vem, e Segue-Me e do Tempo de cantar da Primária .

A seção Mais atividades fornece links para recursos e atividades para crianças nos aplicativos Biblioteca do Evangelho, Mídia do Evangelho e Family Search .

“O aplicativo Biblioteca para Crianças é um novo recurso emocionante que conecta as crianças ao evangelho de Jesus Cristo”, disse Camille N. Johnson, presidente Geral da Primária . “Espero que isso seja uma bênção para os pais e filhos que anseiam por um conteúdo que ajude as famílias a permanecer no caminho do convênio. Espero que a música, as histórias e as atividades convidem o Espírito a ministrar a nossas preciosas crianças da Primária”.

O aplicativo Biblioteca para Crianças é um ponto de partida no empenho de incluir as crianças no evangelho de uma maneira que faça sentido para elas. O aplicativo tem o objetivo de ajudar as crianças a se conectarem com Jesus Cristo e com o evangelho à maneira delas. Joshua Rich, gerente de produtos da Igreja responsável pelo aplicativo, explicou: “Esperamos que esse aplicativo ofereça uma oportunidade para que as crianças realmente se desenvolvam e consigam aprender, explorar e, em alguns casos, até mesmo ensinar sua família. Termos mais recursos centralizados nas crianças é um grande avanço”.

O design colorido e simples do aplicativo permite que as crianças o utilizem sozinhas. Quando Sara e Ella Thompson, irmãs gêmeas de 14 anos de idade com síndrome de Down, baixaram o aplicativo pela primeira vez, Sara passou algum tempo mostrando o aplicativo a irmã, explicando cada seção e como usá-lo. Ao explorar o aplicativo e interagir com seus recursos, Sara compartilhou como assistir às histórias das escrituras, colorir os livros, assistir aos vídeos e cantar juntas sem a ajuda dos pais.

Julie Thompson, mãe das gêmeas, disse que é um grande desafio encontrar recursos adequados para as filhas, que estão em idade de desenvolvimento. “Embora elas amem o evangelho e os ensinamentos em nosso lar, frequentar a Igreja sempre foi difícil para elas por causa da falta de acessibilidade dos materiais”, explicou ela. Muitas atividades são difíceis de serem realizadas, possuem muitas instruções, são muito desafiadoras ou de difícil compreensão. “Tentamos, por anos, encontrar materiais adequados para nos ajudar a ensinar os princípios do evangelho. Acho que comprei todos os livros de escrituras simplificadas disponíveis, mas nunca encontrei nada que fosse envolvente e adequado.  

Gospel-for-Kids-app
Gospel-for-Kids-app
© 2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

“As coisas ficaram um pouco mais fáceis recentemente com o acréscimo de vídeos e músicas nos aplicativos Biblioteca do Evangelho e Mídia do Evangelho”, continuou Thompson. “Minhas filhas se ocupavam por algum tempo, mas não por muito tempo. E isso geralmente exigia meu envolvimento. E quando ficamos sabendo sobre o aplicativo Biblioteca para Crianças e o baixamos… nossa! Tudo mudou!”

O aplicativo Biblioteca para Crianças faz com que as crianças tenham o aprendizado do evangelho na palma da mão e lhes fornece as ferramentas necessárias para compartilhar o evangelho com outras pessoas, disse Rich. Ele contou que quando estava testando o aplicativo nos estágios iniciais, seu filho de 10 anos de idade usou o aplicativo para planejar sozinho a lição para a Noite familiar sobre a fé usando Alma 32 da seção Histórias das escrituras, duas músicas da seção Cantando juntos e páginas da seção Livro para colorir.

“O aplicativo possui um nível perfeito para minhas meninas e as capacita a buscar material por si mesmas”, disse Thompson. “Elas querem usá-lo todos os domingos e passam horas nele. Elas adoram os vídeos, a pintura e a música. Expresso minha gratidão por esse novo aplicativo, pois ele permite que minhas filhas se envolvam e aprendam o evangelho sem precisar de pessoas que as ajudem”. 

Atualmente, o aplicativo está disponível para dispositivos iOS e Android em inglês, em espanhol e em português. Alguns recursos para o Android ainda estão em desenvolvimento, mas estão programados para serem lançados ainda este ano.

Style Guide Note:When reporting about The Church of Jesus Christ of Latter-day Saints, please use the complete name of the Church in the first reference. For more information on the use of the name of the Church, go to our online Style Guide.